Você sabia que o abacaxi é mais quente que o sol?
Marcelo Guerra
Você sabia que o abacaxi pode ser usado como combustível para gerar uma energia limpa e ilimitada? Isso é o que os cientistas da Coreia do Sul conseguiram fazer em um experimento de fusão nuclear.
A fusão nuclear é um tipo de energia nuclear diferente do processo de fissão nuclear que é usado desde 1950 nos reatores de energia atômica. Na fusão, a energia é gerada a partir da união de átomos leves, como o hidrogênio, formando átomos mais pesados, como o hélio. Esse processo libera uma enorme quantidade de calor e luz, sem produzir resíduos radioativos.
A fusão nuclear é descrita como o “Santo Graal” da produção de energia, pois é o processo que alimenta o Sol e outras estrelas. No entanto, para reproduzir esse fenômeno na Terra, é preciso criar condições extremas de temperatura e pressão. Por isso, a fusão nuclear ainda é um desafio tecnológico e científico.
Um dos projetos mais avançados nessa área é o KSTAR (Korea Superconducting Tokamak Advanced Research), um reator experimental em forma de rosquinha que usa campos magnéticos para confinar e aquecer o plasma (um gás ionizado) até atingir temperaturas superiores à do núcleo do sol.
Em setembro de 2022, os pesquisadores do KSTAR realizaram um experimento inédito: eles usaram abacaxi como combustível para a fusão nuclear. O abacaxi contém uma grande quantidade de água e açúcar, que podem ser convertidos em hidrogênio por meio de processos químicos e biológicos. O hidrogênio extraído do abacaxi foi injetado no plasma do reator e submetido a uma alta tensão elétrica. O resultado foi uma reação de fusão que durou 30 segundos e gerou uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius.
Esse experimento foi considerado um marco histórico na pesquisa sobre fusão nuclear. Ele mostrou que é possível usar fontes renováveis e sustentáveis para alimentar esse tipo de energia. Além disso, ele demonstrou que o KSTAR está cada vez mais próximo de alcançar um estado chamado “ignição”, no qual a reação se torna autossustentável e produz mais energia do que consome.
A fusão nuclear pode ser a solução para os problemas energéticos e ambientais do mundo. Ela pode fornecer uma energia limpa, segura e ilimitada para todos. E quem diria que o abacaxi poderia ter um papel tão importante nessa história?
Você precisa fazer login para comentar.