Homeopatia para melhorar a qualidade de vida – tratamento de fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que não se cura sozinha e tende a se prolongar. Sua causa ainda não é conhecida totalmente, mas tem sido associada a fatores emocionais, como estresse, tristeza, ansiedade e dificuldade de expressar os próprios sentimentos. É uma doença que não apresenta alterações no corpo mesmo, mas o afeta de forma intensa, com dor nos músculos, ossos e tendões. Não existe um exame que possa ser usado no seu diagnóstico, sendo realizado pelo médico na consulta, através de entrevista minuciosa e exame físico.

A pessoa percebe que alguma coisa não está bem, porque sente mal-estar e dores difíceis de explicar.

Não é muito comum encontrar pacientes com sintomas isolados de fibromialgia. A maioria das pessoas com essa doença já vem lutando com tratamentos para outros diagnósticos, como depressão, cansaço, enxaqueca e muitas outras queixas que não são muitas específicas. A pessoa percebe que alguma coisa não está bem, porque sente mal-estar e dores difíceis de explicar.

A dor causada pela fibromialgia localiza-se numa região do corpo para, logo depois de alguns dias, mudar para outra. A dor pode ser uma sensação de peso, uma dor “chata”, mas muitas vezes é uma dor intensa, que atrapalha os movimentos da parte afetada no momento, ou até mesmo a realização de atividades que fazem parte da rotina. A dor de cabeça costuma acompanhar essa dor no corpo. Episódios de diarreia e períodos de prisão de ventre contribuem para o mal-estar da paciente.

…é uma doença que atinge a pessoa por inteiro e, por isso, necessita de uma abordagem que considera o ser humano de forma integral.

É uma doença que já acomete 2% das pessoas no mundo todo, e quase o dobro desses pacientes são mulheres. Além da dor, é comum que esses pacientes se queixem de mudanças no sono, cansaço, dor de cabeça e alterações intestinais. O que é uma demonstração de que é uma doença que atinge a pessoa por inteiro e, por isso, necessita de uma abordagem que considera o ser humano de forma integral.

A Homeopatia vem sendo utilizada com sucesso há décadas no tratamento de fibromialgia. Trabalhos recentes mostram o resultado na melhora das dores e da qualidade de vida em mulheres com fibromialgia e outras doenças crônicas.

Referências:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0965229914001034?via%3Dihub

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33662995/

Médico Homeopata e Pediatra. Atendimento em Friburgo ou online.