Está com dificuldade para emagrecer? Talvez você precise trocar a hora do jantar

Marcelo Guerra

Quando você come perto da hora de dormir, pode ter desconforto durante o sono, principalmente se tiver problema de refluxo gastro-esofágico, geralmente causado por hérnia de hiato. A pressão no abdome naturalmente aumenta quando estamos deitados e, com alimentos no estômago, fica mais fácil que ocorra uma volta de parte dos alimentos do estômago para o esôfago. O incômodo causado pelo refluxo já é suficiente para você querer comer menos e mais cedo à noite, mas há um motivo adicional bem importante.

Muitas pessoas se queixam de muita dificuldade para emagrecer, apesar de comerem menos.

Muitas pessoas se queixam de muita dificuldade para emagrecer, apesar de comerem menos. Um estudo publicado em 10/01/2022 na revista Diabetes Care reforça essa queixa tão comum, e explica o porquê.

No estudo foram comparados 2 grupos, que receberam uma dose de glicose (açúcar) em diferentes intervalos antes de dormir, simulando uma refeição. O grupo 1 recebeu a refeição 4h antes de dormir, enquanto o grupo 2 a recebeu somente 1h antes. O grupo que se alimentou mais cedo teve níveis de insulina mais altos e de glicose mais baixos antes de dormir, enquanto o grupo que se alimentou mais tarde tinha resultados opostos, com a insulina mais baixa e a glicose mais alta.

Este experimento sugere que alimentar-se muito perto da hora dormir causa ou reforça a resistência insulínica, dificultando o emagrecimento. Os diabéticos do tipo 2 também deveriam comer mais cedo, já que esse mecanismo pode causar elevação da glicose no sangue.

Como muitas pessoas tomam Melatonina como suplemento para dormir, ela pode ser também uma causa para dificultar o emagrecimento.

Um achado adicional desse estudo é que a melatonina era 3 vezes e meia mais alta nas pessoas que se alimentaram mais tarde. Isto sugere que esse hormônio pode ter um efeito de aumentar os níveis de glicose no sangue. Como muitas pessoas tomam Melatonina como suplemento para dormir, ela pode ser também uma causa para dificultar o emagrecimento.

É importante que você evite comer à noite alimentos que demoram mais a ser digeridos, como carne vermelha e gorduras. Prefira alimentos mais leves – frutas, verduras e carne branca.

Se você quer emagrecer, está comendo menos e se exercitando mais e, ainda assim, tem tido dificuldade para perder uns quilos, coma mais cedo para que o estômago possa esvaziar-se um pouco até você ir para a cama. Jante pelo menos 4h antes de dormir, e evite suplementos de melatonina.

Médico Homeopata e Pediatra. Atendimento em Friburgo ou online.